policiais contra manifestantes

Brasília coloca 4 mil policiais nas ruas para desfile do dia 7

Será um policial militar para cada grupo de dez pessoas durante desfile

acessibilidade:

O medo das manifestações no 7 de Setembro levou o governo a reforçar consideravelmente a segurança no raio de 5km que circundam a Esplanada dos Ministérios, onde terá o desfile cívico. Para cada grupo de dez cidadãos que estiverem na área, um policial militar estará presente para garantir segurança. O governo do Distrito Federal anunciou efetivo de 4,5 mil (4 mil policiais militares, 320 bombeiros, 150 policiais civis e 110 agentes do Detran).

São esperadas 150 mil pessoas na Esplanada, número bem aquém do recebido nos anos anteriores quando apenas 40 mil compareceram. Apesar disso, estão sendo instaladas cercas de segurança dos arredores do gramado do Congresso Nacional e ao longo do canteiro central do Eixo Monumental. A boa notícia é que, em prol de organizar a área, o governo arrancou todas as barracas vazias de acampamento instaladas em frente ao Congresso em razão de manifestações.

Nas estimativas do governo do Distrito Federal, 850 mil pessoas devem passar nos quatro eventos do 7 de Setembro. ?É um efetivo compatível com a magnitude dos quatro eventos, inclusive diante das manifestações que estão sendo anunciadas. A polícia vai assegurar que elas aconteçam de maneira pacífica, mas temos informações que haverá pessoas infiltradas para cometer atos de violência e vandalismo. Vamos coibir isso?, disse o secretário de Segurança no DF, Sandro Avelar, que lançou hoje o programa de segurança.

Além do policiamento do Distrito Federal, as Forças Armadas vão assegurar a presença da presidenta Dilma Rousseff e autoridades. O Ministério da Defesa colocará uma tropa destinada para atuar em caso de reforço. De acordo com a Defesa, baseada em eventos anteriores, como a Copa das Confederações e outras manifestações que já ocorreram na cidade, espera-se que não haja a necessidade de mobilização das Forças Armas.

 

 

Reportar Erro