'Carrapato' derrotado

TCU afasta suspeitas de irregularidades no Sesc-RJ, e aplica multa

Rival do chefe 'carrapato' da CNC, Orlando Diniz destaca lisura do TCU

acessibilidade:

O Tribunal de Contas da União considerou indevidas as principais suspeitas de irregularidades examinadas em auditoria realizada pelo Tribunal no Sesc do Rio de Janeiro, afastando alegações de “nepotismo” e contratação indevida de gestores.

A decisão dos ministros do TCU foi considerada uma grande vitória pelos aliados da atual gestão da Fecomercio-RJ, presidida pelo empresário Orlando Diniz, que denuncia a ação do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Oliveira Santos – aquele que se agarra ao cargo, como carrapato, há mais de 33 anos. Diniz é candidato a presidente da CNC, daí a súbita avalanche de acusações contra ele, patrocinadas por aliados de Santos ou por setores a seu serviço.

O presidente da Federação do Comércio fluminense alega que tem promovido mudanças importantes no Sistema Comércio, como o estabelecimento de metas, a meritocracia e a remuneração variável, sistema aplicado em várias entidades do mercado. O TCU inclusive recomendou o aprofundamento dos estudos para o estabelecimento de parâmetros gerais de remuneração variável no Sistema S.

Apesar disso, os ministros do TCU aplicaram uma multa na gestão de Diniz, no valor de R$ 46 mil, por causa de achados de auditoria que ainda não foram devidamente explicados. Ainda cabe recurso contra a aplicação da multa, dizem os advogados de defesa de Orlando Diniz. Ele disse que sempre confiou na lisura e correção dos ministros do TCU e que o resultado faz justiça com sua gestão e com o Sistema Comercio do Rio de Janeiro.

Reportar Erro