Dados do IBGE

Taxa de desemprego sobe para 6,8% no primeiro trimestre de 2015

Houve um aumento em relação a janeiro de 2014

acessibilidade:

A taxa de desemprego medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua ficou em 6,8% em janeiro, o que representou um aumento em relação a janeiro de 2014, quando estava em 6,4%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o IBGE faz uma ressalva de que os dados se referem ao trimestre encerrado em janeiro, uma vez que a metodologia de coleta e cálculo da pesquisa impede isolar os dados apenas de um mês. Os indicadores serão todos apresentados como trimestre móvel.

Para o trimestre encerrado em janeiro, a renda média real do trabalhador foi de R$ 1.795,53. Já a massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 161 bilhões. A série histórica da pesquisa com resultados para trimestres encerrados mês a mês teve início em janeiro de 2012.

O nível de ocupação, que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar, caiu de 56,9% no trimestre encerrado em dezembro para 56,7% no trimestre encerrado em janeiro. O IBGE passa, a partir de agora, a divulgar mensalmente os dados referentes aos trimestres móveis encerrados a cada mês. Segundo o órgão, a metodologia de coleta e cálculo da pesquisa impede isolar os dados apenas de um mês.(AE)

Reportar Erro