Operação Tango Fox Delta

SUS: PF combate desvios de recursos repassados em Roraima

A PF faz busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Roraima

acessibilidade:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a Operação Tango Fox Delta com o objetivo de combater fraudes em processos de concessão de ajuda de custo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), gerando pagamento em nome de terceiros, diferentes dos reais beneficiários, com desvios de recursos federais repassados ao SUS. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em domicílios de investigados e na Secretaria de Saúde de Roraima, em Boa Vista.

De acordo com as investigações, são apurados indícios de prática criminosa por parte de servidores da Coordenação Geral de Controle e Avaliação do SUS em Roraima. Supostos beneficiários de pagamentos de diárias de TFD confirmaram a fraude constante nos documentos públicos, informando que não viajaram nem como pacientes nem para acompanhar pacientes fora do estado, conforme constava em documentação fraudulenta constante nos autos do inquérito policial.

Os beneficiários dos valores detalharam que o dinheiro foi efetivamente sacado e repassado a outros envolvidos no esquema criminoso. Para a PF, há indícios de prática criminosa de peculato e coação no curso de investigação criminal, com penas de até 16 anos de reclusão.

Em nota, o governo do estado informou que os documentos solicitados foram entregues. "A Secretaria enviará todas as informações e documentos que se fizerem necessários aos órgãos competentes, a fim de contribuir com qualquer que seja a investigação", finalizou.

O nome da operação é uma alusão ao acrônimo de TFD – Tratamento Fora do Domicílio, objeto da investigação de desvio de recursos públicos federais.

Reportar Erro