Abestado!

STF julga hoje caso de analfabetismo do deputado Tiririca

Tiririca foi acusado pelo Ministério Público de omitir

acessibilidade:

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar nesta quinta-feira (10) a acusação de que o deputado Tiririca (PR-SP) é analfabeto e por isso seria inelegível. O pedido para retomada da ação penal é do Ministério Público, que garante ter havido fraudes em seu documento de registro de candidatura ao ter declarado saber ler e escrever. Segundo o MP, sendo analfabeto, Tiririca não estava apto a ser candidato. Em 2010, o palhaço foi absolvido da mesma acusação pela Justiça Eleitoral de São Paulo.

Para o juiz do tribunal, é necessário pouco conhecimento de escrita e leitura para que uma pessoa possa ser candidato, como é o caso de Tiririca ? que teria provado saber ler e escrever. Tiririca teve mais de 1,3 milhão de votos na eleições de 2010 e foi o deputado federal com o maior número de votos no País. Depois da posse como deputado federal, o processo foi direto para o Supremo, já que ele passou a ter foro privilegiado.

O MP também  acusa o parlamentar de ter omitido bens em seu nome no registro de candidatura. Em sua defesa, o palhaço pediu para que a decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo seja mantida, alegando que até o  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já o considerou apto para disputar as eleições.

Reportar Erro