Segunda Turma

STF pede que PGR esclareça vazamento em delações da Odebrecht

Os ministros querem saber como informações chegaram a imprensa, antes do STF

acessibilidade:

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronuncie e esclareça sobre os vazamentos de informações do acordo de delação premiada dos executivos da Odebrecht. A solicitação foi feita nesta terça-feira (27), motivado pelo pedido da defesa da empreiteira.

Os ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli lembrou de casos de vazamento de informações dessas delações que chegaram a imprensa, antes de dar entrada nos gabinetes. "Eu, o ministro Gilmar Mendes e outros colegas tínhamos a preocupação de saber porque, muitas vezes, a imprensa recebia a petição que a procuradoria dava entrada antes mesmo de ser recebida no protocolo deste Supremo. Então, quem está sendo desrespeitado é o Supremo Tribunal Federal”.

Agora fica ao encargo da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, responder aos questionamentos do colegiado.

Mendes X Janot

Na época, o ministro Gilmar Mendes acusou o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot de vazar para a imprensa, os nomes das pessoas citada nas delações premiada dos executivos da Odebrecht. "Tenho que a Procuradoria-Geral da República tem que prestar a este Tribunal as explicações sobre esses fatos. Não haverá justiça com procedimentos à margem da lei. As investigações devem ter por objetivo produzir provas e não entreter a opinião pública ou demonstrar autoridade. Quem quiser cavalgar escândalo porque está investido de poder de investigação, está abusando de seu poder".  Afirmou Mendes.

Reportar Erro