Mensalão

STF nega recursos de Valdemar Costa Neto e confirma condenação do mensaleiro

Plenário do STF rejeita embargos de quatro réus e mantém condenações

acessibilidade:

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram os recursos contra a condenação do mensaleiro Valdemar Costa Neto. Advogados de Costa Neto alegaram que o STF se omitiu quanto a alguns argumentos da defesa. Entretanto, o relator, Joaquim Barbosa, afirmou que o acórdão traz análises precisas quanto aos fatos questionados. Barbosa adicionou que não há contradição quanto à condenação de Valdemar Costa Neto e absolvição de Duda Mendonça, pois as situações são ?inteiramente distintas?.

Além de Valdemar Costa Neto, Emerson Palmieri também teve seu recurso negado. Palmieri pedia a redução da multa imposta pelo STF para se adequar à realidade financeira do réu. Porém, os ministros consideraram que não foram apresentadas provas que sustentassem a alegação da defesa e mantiveram a multa.

No caso de Jacinto Lamas, o pedido era o mesmo de Valdemar Costa Neto. Os advogados alegaram que não houve proporcionalidade, uma vez que Costa Neto era chefe de Lamas. Os ministros relembraram os motivos que levaram à condenação de Lamas e desconsideraram o recurso.

Reportar Erro