Eleições 2014

STF livra Gleisi Hoffmann de suspeita de boca de urna em 2014

Senadora era investigada pelo envio de SMS no primeiro dia de eleição para governador do Estado

acessibilidade:

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu devolver à Justiça Eleitoral do Paraná a investigação de suspeita de boca de urna nas eleições de 2014 e o possível envolvimento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). O processo foi encaminhado ao STF para a verificação da veracidade do envolvimento da senadora que, na época, era candidata ao governo no Paraná.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, avaliou o caso e as informações enviadas pela Justiça Eleitora e concluiu que não existem indícios da participação de Hoffmann. “O feito não deve transcorrer sob supervisão do STF, ante a inexistência de mínimos indícios de envolvimento da senadora Gleisi Hoffmann nos fatos em apuração”, informou.

A decisão do ministro atendeu o procurador-geral e determinou a devolução dos autos para o Juízo da 150ª Zona Eleitoral de Santa Fé, para que as investigações continuem lá.

O caso

A investigação foi iniciada após o pedido da Promotoria de Justiça comarca de Santa Fé (PR), para apurar suposta prática de boca de urna no dia do 1º turno das eleições e 2014. Segundo informou uma juíza de Santa Fé ao Ministério Público, ela recebeu uma mensgame no celular com propaganda eleitoral de Hoffmann.

“Com efeito, relativamente à parlamentar não há nenhum elemento que indique tenha ela participado ou tido conhecimento do envio de mensagens aos eleitores, por SMS, no dia do pleito. As diligências realizadas até o momento não evidenciaram envolvimento dela no episódio. Das circunstâncias do fato, ademais, não é possível extrair que necessariamente tenha ocorrido com a participação e/ou ciência da candidata, especialmente considerando tratar-se de campanha de grande vulto, para o cargo de Governo do Estado do Paraná”, concluiu Janot.

Reportar Erro