Brexit: rebordosa

S&P rebaixa Reino Unido de AAA para AA, com perspectiva negativa

Agência de risco espera enfraquecimento da economia após Brexit

acessibilidade:

A agência de classificação de rating Standard & Poor's (S&P) rebaixou em dois níveis a nota de crédito (rating) do Reino Unido nesta segunda-feira, 27, de AAA para AA, e manteve a perspectiva negativa. Ainda assim, ele permanece avaliado como extremamente seguro para investir e com baixíssimo risco de calote, ao contrário do Brasil.

Segundo a S&P, o rebaixamento reflete o risco futuro das "perspectivas econômicas" britânicas, assim como "o papel da libra esterlina como moeda de reserva". A agencia explica ainda que a saída da União Europeia "irá enfraquecer a previsibilidade, a estabilidade e a efetividade do cenário político no país, afetar a economia e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), bem como seu equilíbrio fiscal e externo".

"Revisamos nossa leitura sobre as instituições britânicas e não as consideramos mais um fator de robustez para o rating soberano", afirmou, em nota, a agência, acrescentando também que cresceram os riscos de deterioração das condições externas de financiamento do país.

A S&P nota também que o resultado da votação pode desencadear uma crise constitucional caso ele leve a um segundo plebiscito sobre a independência da Escócia e também da Irlanda do Norte.

 

Reportar Erro