Mais Lidas

?Caça-fraude?

SP: Fraudes desviaram 2,6 bi de litros de água em 2014, diz Sabesp

Sabesp identificou 42 fraudes por dia no ano passado

acessibilidade:

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) diz ter ?recuperado? 2,6 bilhões de litros que foram desviados da rede na região metropolitana em 2014. O volume corresponde ao dobro da produção diária atual do Sistema Cantareira e é suficiente para abastecer 260 mil pessoas por um mês.

A identificação foi possível após a companhia intensificar as ações de combate a fraudes em ligações de água por causa da crise hídrica. A Sabesp informou ter feito no ano passado 31% mais vistorias da operação chamada ?caça-fraude? do que em 2013. Segundo a companhia, 10,5% do volume de água tratada perdido na rede estão relacionados a fraudes nas ligações. Outros 19,5%, de acordo com a empresa, decorrem de vazamentos nas tubulações, fechando em 30% o índice total de perdas de água. No ano passado, foram identificadas 15,6 mil fraudes – uma média de 42 casos por dia – 13% a mais do que em 2013.

A Sabesp também trabalha com a ajuda da população, que pode relatar casos suspeitos pelo 195 ou pelo Disque-Denúncia (telefone 181). A ligação é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.

Reportar Erro