Na contramão

número de mulheres flagradas dirigindo alcoolizadas subiu

No Brasil, consumo de álcool associado à direção reduziu 45% em sete anos

acessibilidade:

Segundo pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a frequência com que as mulheres do estado de São Paulo dirigem após o consumo abusivo de álcool aumentou. O número foi de 0.1%, em 2007, para 0.4%, em 2013. Já entre os homens paulistas, a combinação ficou estável em 2.9%.

O número vai na contramão do registrado no país. A pesquisa aponta que a frequência com que adultos dirigem após o consumo abusivo de álcool reduziu 45% em sete anos. Segundo o índice, passou de 2%, em 2007, para 1,1%, em 2013.

O levantamento revelou ainda que houve uma queda de 47% no consumo de bebidas alcóolicas entre os homens associado à direção. De 4,0%, em 2007, para 2,1%, em 2013. Já entre as mulheres, este percentual se manteve estável em 0,3% no mesmo período. A pesquisa identificou também queda de 62% no consumo de álcool relacionado ao volante na faixa etária de 35 a 44 anos, passando de 2,1% para 0,8%, nos últimos sete anos.

A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, avalia que a redução é resultado de uma mudança significativa nos hábitos da população após a aprovação das duas edições da lei seca (2008-2012), que tornou mais rígida a proibição do consumo de álcool associado à direção. ?Uma lei mais rígida, mexe com o comportamento da população de todo o país?, ressalta.

De acordo com o estudo, houve ainda uma redução no consumo de álcool quando se trata do número de anos de escolaridade. Entre pessoas com mais de 12 de escolaridade, a redução passou de 2.8% para 1.7%. A pesquisa entrevistou 52,9 mil pessoas maiores de 18 anos durante o ano de 2013.

Para inibir o consumo de bebidas alcóolicas antes de dirigir, o Governo Federal tornou mais rígida a Lei Seca, no fim de 2012. A medida autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez de motoristas. Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo retido. O motorista também está sujeito à multa de R$ 1.915,40 e à suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, o valor da multa dobrará.

Reportar Erro