Espionagem americana

Snowden pretende pedir asilo ao Brasil, que o ignorou antes

Em carta aberta, ele pedirá apoio para conseguir asilo no país

acessibilidade:

O ex-agente da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden prometeu ajudar nas investigações brasileiras contra a espionagem americana. No início da crise, quando fugiu para a Rússia, Snowden fez uma consulta ao governo brasileiro sobre a possibilidade de asilo. O ministro das Relações Exteriores da época, Antonio Patriota, nem se deu ao trabalho de responder. Além de se colocar à disposição, Snowden agora sugeriu o pedido formal de asilo ao Brasil.

Em carta aberta ao povo do Brasil, Snowden fará a oferta e pedirá ajuda em uma campanha online em apoio ao asilo no pais. “Muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda com suas investigações sobre suspeita de crimes contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição de auxiliar, quando isso for apropriado e legal, mas infelizmente o governo dos EUA vem trabalhando muito arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo”, disse Snowden na carta, originalmente em inglês, segundo o jornal Folha de S. Paulo. “Até que um país conceda asilo permanente, o governo dos EUA vai continuar a interferir em minha capacidade de falar”, completou.

Snowden vive atualmente na Rússia, onde conseguiu asilo temporário após ter revelado os programas de espionagem do governo norte-americano, não só de cidadãos comuns, mas também de vários lideres mundiais, inclusive a presidenta Dilma Rousseff. O Senado Federal já abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias e deseja ouvir Snowden sobre o caso.

Reportar Erro