EUA x Rússia

Snowden já pode trabalhar na Rússia e senador pede que Obama enfrente Putin

acessibilidade:

Anatoly Kucherena, advogado do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, divulgou hoje que seu cliente foi oficialmente registrado como residente na Rússia. De acordo com as leis locais, todos os estrangeiros devem se cadastrar no Serviço Federal de Migração para poder trabalhar, mas Kucherena informou que Snowden ainda não encontrou um emprego no país.

Após o governo dos EUA afirmar que estava ?decepcionado? com a concessão de asilo a Snowden e de o assessor da presidência da Rússia, Yuri Ushakov, dizer que os americanos estão fazendo ?tempestade num copo d?água?, mais combustível foi jogado nessa fogueira por Ruslan Gattarov, membro do Conselho da Federação russa. Gattarov disse que considera oferecer ao ex-espião um cargo de consultor no Parlamento e já convidou o pai de Snowden para visitar a Rússia. ?Espero que o visto seja emitido?, disse o político.

Na última quinta (1º), o governo russo concedeu asilo de um ano ao delator do esquema de espionagem do governo americano e isso gerou mal estar entre os dois países. Existe a expectativa de que o presidente norte-americano, Barack Obama cancele a reunião preparatória que teria com o presidente russo, Vladimir Putin, antes do encontro do G20 em São Petersburgo, na Rússia, em setembro. O senador americano, Charles Schumer, disse que Obama deveria cancelar a reunião e acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de se comportar como um ?valentão da escola?. ?Na minha experiência, se você não enfrenta o valentão, ele vai querer mais e mais?, analisou Schumer.

Reportar Erro