Espionagem americana

Snowden achava que ia acabar preso em Guantánamo

acessibilidade:

O ex-analista do serviço secreto norte-americanos Edward Snowden estava ciente do risco de ir para a cadeia quando começou a divulgar informações sobre o sistema de monitoramento de dados de Washington.

O jornalista Glenn Greenwald, que recebeu os documentos de Snowden, disse, em entrevista à rede NBC, que Snowden brincava sobre a possibilidade de ir parar detrás das grades.

“Eu quero a parte de baixo do beliche em Guantánamo”, dizia sobre a base militar dos EUA na Baía de Guantánamo, em Cuba. O local recebe presos suspeitos de terrorismo e é criticada por organismos de direitos humanos.

“Snowden conscientemente sacrificou toda a sua vida para trazer mais transparência a seus compatriotas” e “esta é uma história extraordinária”, concluiu.

O ex-analista, que está refugiado na Rússia, é procurado pela Justiça dos EUA por ter revelado ao mundo, em meados do ano passado, documentos secretos que mostravam o monitoramento a autoridades e empresas pelo mundo por parte do governo norte-americano. Ansa

Reportar Erro