Pequenas causas

Site facilita o acesso à justiça para cidadão que precisa de assessoria legal

O primeiro site de advogados e clientes de pequenas causas

acessibilidade:

No próximo dia 26 de setembro os Juizados Especiais comemoram 21 anos de existência. Esse juizados surgiram para facilitar o acesso do cidadão a Justiça, para resolver questões simples. Entretanto, algumas dificuldades, como tempo de espera, desconhecimento e burocracia ainda atrapalham quem precisa de assessoria legal. Para facilitar esse acesso, foi criado o site Justiça Seja Feita.

O site foi lançado há 14 meses e já ultrapassou os 145 mil acessos, mais de 6 mil causas e cerca de 1.600 advogados cadastrados. O processo é simples. O usuário entra no site e relata sua causa, os advogados interessados em defender a causa enviam uma proposta de trabalho. Assim que o usuário aprova o orçamento, a relação de trabalho entre usuário e advogado começa. Em sua interface, o site oferece a possibilidade de o usuário contar em detalhes o seu caso e do advogado escrever a petição da causa.

O idealizador e criador do site Rodrigo Suarez conta que 90% dessas causas estão relacionadas ao direito do consumidor. “Reclamações sobre a má prestação de serviço ou imprevistos/insatisfação com produtos são as queixas mais frequentes”. 

Suarez disse que a ideia de criar o site surgiu após uma sequência de "acontecimentos injustos". O mais marcante foi em um fim de ano quando viajava para celebrar o Natal com a família e, sem nenhum fator externo ou imprevisto – como o mal tempo, a companhia aérea fez mudanças no voo. “Durante 4 horas fomos tratados como ‘carga’, inclusive sendo transportados para um aeroporto diferente. Nenhum dos direitos do passageiro foi respeitado e o voo foi remarcado mais 4 vezes”, conta.

Nas semanas seguintes, Suarez entrou em contato com a ouvidoria da companhia aérea e com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Tratado com indiferença, decidiu buscar seus direitos nos juizados especiais. “Depois do resultado favorável à minha causa, fiquei imaginando o prejuízo que a companhia aérea sofreria se todos naquele voo tivessem feito o mesmo. Será que isso não a faria repensar no que fez? Será que não teria sido razão suficiente para fazer o correto da próxima vez? Tenho certeza que sim”, afirma.  

Com o avanço da internet, o consumidor nunca teve tanto poder como na era digital. Através do Justiça Seja Feita, o cidadão ganhou um poderoso instrumento de efetivação de seus direitos e uma via eficaz para solucionar problemas. “O primeiro passo para promover uma mudança sociocultural no Brasil é facilitar o acesso à justiça. Quanto mais cidadãos tiverem acesso à justiça, mais justo nosso país será”, enfatiza.

 

Reportar Erro