Ataque de hackers

Sistema de comunicação do Itamaraty é invadido

É a maior invasão de sempre no sistema de comunicação do ministério

acessibilidade:

O sistema de comunicação interna do Itamaraty foi invadido nesta semana por Hackers que deixaram mensagens de “Não vai ter Copa”. Trata-se do pior ataque sofrido pelo órgão em toda sua história. Segundo fontes internas, agentes da Polícia Federal e da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) já estiveram no Departamento de Comunicação do local para avaliar os danos. Por isso, ontem (26) todo o sistema ficou paralisado, inclusive todas as comunicações com as Embaixadas no exterior, para resetar o sistema da pasta e restabelecê-lo. Até agora, não se sabe quem foi o responsável pelo ataque virtual.

O Diário do Poder tentou entrar em contato com a assessoria do Itamaraty às 13h, mas todos estavam em horário de almoço, deixando o órgão às moscas. Às 15h um dos assessores retornou, mas não soube responder aos nossos questionamentos. Mas, segundo nossas fontes, o ataque está ocorrendo desde o dia 19 deste mês e teria contaminado, inclusive, e-mails de servidores – o que deu aos hackers acesso total a informações pessoas e de telegramas diplomáticos.

Em abril, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aberta no Senado para apurar denúncias de espionagem no Brasil, apontou em seu relatório que o país é extremamente “vulnerável” em segurança cibernética.

Reportar Erro