Refugiados

Sírios terão 'visto humanitário' no Brasil

Decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União

acessibilidade:

O Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), vinculado ao Ministério da Justiça garantiu nesta terça-feira a concessão de visto especial para pessoas afetadas por conflitos armados na Síria que desejam buscar refúgio no Brasil. A decisão foi publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União e vai beneficiar também as famílias das pessoas que forem deslocadas.

Segundo a Agência da ONU para refugiados, só na última sexta-feira (20) 130 solicitações de refúgio foram aprovadas pelo CONARE. Destas, 27 foram feitas por cidadãos sírios que saíram da região dos conflitos. O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) informou que a crise humanitária causada pela guerra civil Síria expulsou cerca de dois milhões de pessoas. “A decisão expande o olhar humanitário brasileiro que, em vista do conflito na Síria, a resolução torna mais ágil o processo de entrada dos refugiados com suas famílias”, disse o diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, João Guilherme Granja Xavier da Silva.

O Líbano abriga 720 mil refugiados em acampamentos, outros 520 mil estão na mesma situação na Jordânia, 464 mil na Turquia e 200 mil no Iraque. O Egito recebeu outros 111 mil refugiados.

Reportar Erro