Histórico de fraudes

Siemens e Alstom já se envolveram em cartel no setor de energia

acessibilidade:

energia

Acusadas de cartel no sistema de Metrô, as empresas Siemens e a Alstom já estiveram envolvidas em cartel no setor de energia. Em 2006, as duas empresas foram incluídas em um processo instaurado pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. As suspeitas são de que as entidades participaram de cartel internacional no mercado de aparelhos eletro-eletrônicos de direcionamento de fluxo de energia elétrica com isolamento a gás (gas-insulated switchgear ? GIS) e a ar (AIS), entre 1998 e 2006. As informações são do Contas Abertas.

A investigação sobre o cartel começou após uma das empresas envolvidas ter celebrado um acordo de leniência, em troca da redução ou anulação da pena prevista, assim como acontece com a Siemens em relação ao suposto cartel dos trens. Na época, o jornal Folha de S.Paulo afirmou, com base em documentos cedidos pela SDE, que a ABB foi a responsável pela entrega do esquema, cujas primeiras reuniões teriam ocorrido em 1985.

De acordo com a SDE, a empresa delatora apresentou à Secretaria uma série de documentos, como a cópia do chamado Acordo GQ (para o mercado de aparelhos insuflados a gás ? GIS) e indícios do Acordo A5 (para o mercado de sistemas insuflados a ar ? AIS). Segundo a ABB, as negociações tinham o objetivo de preservar as participações de mercado das empresas e a manutenção de um determinado nível de preços.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica informou que o processo de cartel referente ao mercado de GIS, que foi instaurado em 2006,  encontra-se atualmente em fase de análise das defesas apresentadas pelas partes. Já o processo de investigação do mercado de AIS, só foi instaurado no ano passado e está em fase de notificação.

Reportar Erro