Copa do Mundo 2014

Setor de saúde está bem preparado para a Copa, diz secretário

Secretário descartou surtos de dengue durante o Mundial

acessibilidade:

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garantiu que o setor de saúde no Brasil está bem preparado para a Copa do Mundo de 2014. O secretário lembrou que houve acompanhamento direto da Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, e das Olimpíadas de Londres, em 2012. Barbosa ainda destaca a experiência com a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações.

“Acreditamos que tudo o que está disponível no mundo e que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde está sendo aplicado aqui no Brasil. Vamos tentar prevenir tudo para que os turistas aproveitem a Copa em condições saudáveis. Eles estão aqui para se divertir. É pra isso que serve a Copa do Mundo. Mas, caso aconteça alguma coisa, estamos preparados para qualquer situação”, disse.

Em relação a dengue, o secretário descartou surtos da doença durante o Mundial, uma vez que a maior parte dos casos é registrada entre janeiro e maio e não junho ou julho.

“Vamos aproveitar para fazer algumas ações de prevenção, já que a maioria dos 600 mil turistas esperados são homens, jovens e solteiros. Vai haver todo um esforço de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids, com distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos nas cercanias dos estádios com equipes móveis”, concluiu.

Reportar Erro