Soberania violada

Serviço secreto de Obama espionou Dilma e assessores

'Diário do Poder' já mostrou o endereço da arapongagem americana

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff e seus principais assessores foram ou estão sendo espionados pela NSA, a Ag^wncxia de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, segundo revelam novos documentos secretos revelados pelo ex-abalista da agência, Edward Snowden, atualmente exilado na Rússia, Dilma deu instruções para que o embaixador norte-americano seja chamado pelo Ministério das Relações Exteriores para dar explicações sobre a denúncia, divulgada na noite deste domingo pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo.

Os documentos revelados neste domingo são classificados de ultrassecretos e fazem parte de uma apresentação interna da NSA. O jornalista Glenn Greenwald recebeu os papéis das mãos de Snowden na primeira semana de junho, quando esteve com ele em Hong Kong. Na verdade, segundoele, são milhares de documento secretos. Glenn analisou esses papéis com Snowden durante uma semana em Hong Kong.

Não está claro se a interceptação das ligações da presidenta Dilma foi feita apenas com acesso às redes de comunicação, ou se houve participação de espiões em território brasileiro. Mas o Diário do Poder já revelou na edição de 12 de julho onde funciona ao menos uma central de monitoramento de comunicações eletrônicas da Embaixada dos EUA em Brasília. As salas, fortemente protegidas, estão situadas em um prédio discreto de área comercial próxima do Jardim Botânico, no Lago Sul, bairro de Brasília, a poucos metros do supermercado Big Box. As salas ficam a 13km da embaixada.

?Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem já foi feita, porque eles não estão discutindo isso só como alguma coisa que eles estão planejando. Eles estão festejando o sucesso da espionagem?, afirmou Glenn. Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Também é espionada a comunicação dos assessores entre eles e com terceiros.

Selecionado o alvo, são monitorados os números de telefone, os e-mails e o IP (a identificação do computador). É feito o mesmo para os interlocutores escolhidos – no caso, assessores. O que eles chamam de um ?pulo? é toda a comunicação entre o alvo e os assessores. Um ?pulo e meio? é quando os assessores conversam entre eles. ?Dois pulos? é quando eles conversam com outras pessoas.

Para espionar o então candidato mexicano Peña Nieto, o serviço de segurança internacional da NSA para América Latina – fez uma ação intensiva. Para isso, usou dois programas – um deles é chamado “Mainway” e serve para coletar o grande volume de informações que passa pelas redes de comunicação.

Reportar Erro