Rio 2016 vai bombar

Serra confirma a presença de Hollande e Macri na abertura dos jogos

Governo se prepara para receber 45 líderes internacionais

acessibilidade:

O ministro José Serra (Relações Exteriores) deu uma má notícia aos que apostam no fracasso dos Jogos Rio 2016: já estão confirmads na solenidade de abertura ao menos 45 lideranças internacionais, entre as quais o presidente da França, François Hollande, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, além do presidente da Argentina, Maurício Macri.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, envolvido na eleição de quem vai sucedê-lo, será representado pelo ecretário de Estado John Kerry. A estimativa é de que sejam recebidas 1.500 pessoas em cada recepção no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Os convidados cumprimentarão o presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer.

Serra confessou sua surpresa com o avanço do terrorismo ligado ao fanatismo religioso, “uma espécie de doença que acomete o mundo”, e elogiou o esquema de segurança montado para a Olimpíada assim como a Polícia Federal pela prisão dos brasileiros suspeitos de organizar atos terroristas. “Podem ser terroristas amadores, mas esse tipo de violência não exige profissionalismo, exige fanatismo, é um tipo de doença mental”, classificou.

A primeira e mais importante das quatro recepções será em 5 de agosto, dia da abertura. O evento começara às 17 horas (de Brasília) e do Palácio os convidados seguirão juntos, em ônibus, para o estádio do Maracanã, onde a cerimônia de abertura começará às 20 horas. Ao final da recepção, os líderes nacionais voltarão para o Palácio do Itamaraty e só então seguirão em suas comitivas para os lugares onde estiverem hospedados.

Reportar Erro