Contas na Suíça

Sérgio Moro recebe ação e Cunha é réu pela segunda vez na Lava Jato

Ele tem dez dias para se defender por corrupção, lavagem e evasão

acessibilidade:

O juiz Sérgio Moro recebeu nesta quinta-feira, 13, a ação penal contra o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), que se tornou réu sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal pela manutenção de contas secretas na Suíça que teriam recebido propina do petrolão.

Ao ser cassado, cunha perdeu o foro privilegiado e será julgado em primeira instância. Como a ação já havia sido aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho, Moro apenas deu 10 dias para o peemedebista apresentar sua defesa.

Nesta ação, a segunda em que Cunha é réu na Lava Jato, o ex-deputado é acusado de receber R$ 5 milhões de propina em contas na Suíça, abastecidas com dinheiro originário de contratos de exploração de petróleo da Petrobras na África.

Ele nega irregularidades e diz que as contas pertencem a trusts (instrumento jurídico usado para administração de bens e recursos no exterior), e não a si próprio.

Sua mulher, a jornalista Claudia Cruz, já é ré em outra ação penal, acusada de lavagem e evasão de US$ 1 milhão oriundos de crimes que teriam sido praticados pelo seu marido e que foram utilizados para compras em lojas de luxo no exterior. Além disso, uma das filhas do peemedebista, Danielle Dytz da Cunha também é investigada pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Reportar Erro