Espionagem americana

Senador russo vai recolher fundos para ajudar Snowden

acessibilidade:

O senador russo Ruslan Gattarov disse nesta quarta-feira (7) que vai recolher fundos para ajudar o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden. O parlamentar está à frente de uma comissão que investiga a interceptação de informações pessoais de cidadãos russos pelos serviços secretos norte-americanos e decidiu apoiar uma campanha em prol de Snowden, que recebeu asilo temporário do país no último dia 1º.

Segundo informações da agência local Interfax, a iniciativa partiu de várias pessoas, principalmente de blogueiros e usuários de redes sociais da internet. “Dizem que Snowden vai precisar de dinheiro e estão dispostos a ajudá-lo?, explicou o senador. ?Falei com seus representantes e eles aprovaram a iniciativa, pois disseram que o dinheiro dele está acabando e que a coleta de fundos poderia ser uma boa ideia”, completou.

Ainda de acordo com o parlamentar, Snowden já recebeu oferta de especialistas em informática para criar, gratuitamente, um site para auxiliar no recolhimento do dinheiro.”Meu papel é estabelecer um vínculo entre os blogueiros e os técnicos em informática e iniciar o processo. Não tenho a intenção de abrir nenhuma conta, pois sou membro do Conselho da Federação (Senado)”, explicou Gattarov garantindo ser apenas um “cidadão que simpatiza com Snowden” e, por isso, quer garantir que os fundos cheguem até ele sem qualquer tipo de fraude.

O ex-técnico da NSA é acusado pela justiça dos EUA de ter divulgado à imprensa o esquema de espionagem, realizado em diversas partes do mundo, pelo serviço secreto americano.

Reportar Erro