crise diplomática

Senador boliviano será ouvido em sessão conjunta na Câmara

acessibilidade:

O senador oposicionista boliviano Roger Pinto Molina será ouvido às 16h30 desta terça-feira (3) em audiência pública conjunta das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, no Plenário 5, da Câmara dos Deputados. O presidente da Comissão de Segurança, Otavio Leite (PSDB-RJ), um dos deputados que solicitou a audiência, quer esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelo senador Roger Pinto sobre o envolvimento de autoridades bolivianas com o narcotráfico e o crime organizado.

Roger Pinto Molina estava refugiado na Embaixada do Brasil em La Paz desde 28 de maio de 2012. Logo em seguida, foi condenado a um ano de prisão na Bolívia, por suposto envolvimento em corrupção. Depois de passar 455 dias na embaixada, sem obter um salvo-conduto para sair, Molina veio para o Brasil com a ajuda do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que usou sua imunidade diplomática para transportá-lo em um carro da representação brasileira por mais de 1,6 mil quilômetros, entre La Paz e a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia.

Em seguida, Pinto viajou a Brasília em um avião de um amigo do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. O caso originou a saída do diplomata Antonio Patriota do Ministério das Relações Exteriores.

Reportar Erro