Foragido

Senador boliviano asilado já está em Brasília

Senador boliviano estava há 15 meses asilado na embaixada brasileira

acessibilidade:

O senador boliviano Roger Pinto Molina conseguiu fugir de La Paz após ficar 15 meses asilado na embaixada brasileira no país. Conhecido por fazer forte oposição ao governo do cocaleiro Evo Morales, ele finalmente conseguiu escapar e desembarcou à 1h10 deste domingo (25) no aeroporto internacional de Brasília acompanhado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ? presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Em seu país, Molina é perseguido pelo presidente docaleiros, respondendo a acusações em mais de 20 processos por corrupção, associação ao narcotráfico e um massacre de camponeses em 2008. Segundo informações da Agência EFE, o senador boliviano está agora em Corumbá, próximo a Brasília. ?Nas próximas 48 horas convocará uma entrevista coletiva que possivelmente será em Brasília”, contou o advogado de Pinto, o brasileiro Fernando Tibúrcio.

O advogado achou melhor não dar detalhes sobre a fuga do senador por “razões de segurança”, mas disse que Molina entrou no Brasil pela fronteira do Mato Grosso do Sul e que agora aguarda o encontro com sua família ? que já estava há um tempo no Acre.

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia confirmou, em nota, que Molina está no país em condição de ?refugiado?, já que há quatro mandatos que proibiam a saída dele do país. ?Serão ativadas todas as ações legais que correspondam, neste caso, tanto dentro do direito internacional, dos convênios bilaterais, como no marco do direito interno boliviano?, informou. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre o caso. Algumas das fontes diplomáticas ouvidas pela Efe afirmaram que a Bolívia prepara uma “resposta duríssima” para a saída de Pinto da embaixada brasileira.

Reportar Erro