Fraudes no Pronaf

Senado quer ouvir ministro sobre denúncias de fraude

A PF investiga a possibilidade de mais de 6 mil pequenos agricultores de Santa Cruz do Sul (RS) terem sido vítimas de fraude em contratos de financiamento

acessibilidade:

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, será convidado pelo Senado a prestar esclarecimentos sobre denúncias de fraude no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Como se trata de convite, a presença do ministro será facultativa.

A Polícia Federal investiga a possibilidade de mais de 6 mil pequenos agricultores de Santa Cruz do Sul (RS) terem sido vítimas de fraude em contratos de financiamento pelo programa do governo federal. Eles teriam sido enganados na contratação do empréstimo; não receberam o dinheiro, mas ficaram com a dívida. O desvio é estimado em R$ 79 milhões.

“Uma entidade contratava o empréstimo, dava uma declaração em branco. A procuração era assinada pelo agricultor e a entidade que os representava tomava o empréstimo, mas não repassava para eles. Esse agricultor ficou só com a dívida e em  situação de desespero. Penso que seja conveniente a Comissão de Agricultura levantar o problema para preservar um dos instrumentos mais importantes de política agrícola”, justificou a autora do requerimento, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Além do ministro, a comissão convidará representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e do Banco do Brasil, a fim de obter esclarecimentos sobre a investigação. Está prevista uma visita a Santa Cruz do Sul para ouvir depoimentos dos agricultores que teriam sido prejudicados.(Karine Melo/ABr)

Reportar Erro