Explicar o inexplicável

Senado fará audiência sobre espionagem e leilão da Petrobras

acessibilidade:

Senadores membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram a realização de uma audiência pública para discutir as denúncias de espionagem à Petrobras, bem como as conseqüências para o leilão do campo de petróleo de Libra, na Bacia de Santos. De acordo com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o leilão, se realizado nessas condições, dará vantagens evidentes para as empresas americanas, representando uma ?concorrência desleal e prejudicial ao Brasil?.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, que também foi vítima da espionagem americana, já declarou que as explicações para a bisbilhotice dos EUA não se aplicam ao que foi feito com a Petrobras. Para Dilma, a motivação de espionar a Petrobras é claramente econômica e visa obter informações privilegiadas sobre a exploração do petróleo na camada do pré-sal. Apesar de mantido para o dia 21 de outubro, o leilão está sob suspeita e pode ter sua transparência abalada.

Os principais nomes cogitados para fazer parte do debate no Senado foram os de Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras, e Sérgio Gabrielli, ex-presidente da empresa, bem como os ministros Celso Amorim (Defesa), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e a diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.

Reportar Erro