Diplomacia

Seminário discute em Brasília as relações entre Brasil e África

acessibilidade:

As parcerias comerciais entre América Latina e África foram discutidas hoje no seminário “As Relações do Brasil com a África, a Nova Fronteira do Capitalismo Global”, que teve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos palestrantes, e a participação do governador Agnelo Queiroz.

“Queremos compartilhar com a África nossas experiências bem-sucedidas. Ajudar os países africanos é um fator estratégico para o Brasil, que beneficia ambos, principalmente porque a nossa participação (empresas brasileiras) lá é grande”, afirmou o ex-presidente, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As trocas comerciais entre o país e o continente africano quintuplicaram entre 2000 e 2011, quando passaram de US$ 4 bilhões para US$ 22 bilhões em 2011.

“Tenho a convicção que a construção de um mundo mais equilibrado precisa passar pela África, por isso é importante para o Brasil fortalecer essa parceria”, destacou Lula no painel Os desafios das Relações entre América do Sul e a África no Século XXI.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ressaltou que o principal desafio é contribuir para que a África seja integrada às grandes cadeias produtivas, e, principalmente, ajudar a estabelecer um ambiente de estabilidade social.

O evento, que reuniu embaixadores africanos, autoridades do governo federal e empresários brasileiros que atuam no continente africano, também celebrou o Dia da África, comemorado no próximo sábado (25), e os 50 anos de criação da Organização da Unidade Africana (OUA).

 

Fonte: Agência Brasília

Reportar Erro