Mais Lidas

Guerra a caminho

Sem apoio e contra 'baixaria', vice desiste de disputar sucessão na OAB nacional

Luís Claudio Chaves desistiu da candidatura prevendo 'guerra'

acessibilidade:

Sede nacional da OAB.A falta de apoio e o clima que classificou "de baixaria" antes de mesmo de se iniciar a campanha para a sucessão do Conselho Federal da OAB, levaram o atual vice-presidente Luís Claudio Chaves a desistir de lançar seu nome à disputa. “Não quero ser protagonista de uma guerra que se avizinha”, afirmou ele em mensagem aos demais presidentes das OABs estaduais à qual o Diário do Poder teve acesso.

Em tom de desabafo, dizendo-se “frustrado e triste”, Luís Claudio, desistiu diante do apoio de São Paulo e Espirito Santo  ao Presidente do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz. A região que congrega mais de 50 por cento dos advogados do País, não elege um presidente há 20 anos, desde o paulista Rubens Aprobatto. “Estamos na fase crítica do desencontro, da intolerância, do ódio”, escreveu o vice-presidente.

Luis Claudio reconheceu “sempre encontrei na minha terra (Minas Gerais) apoio maciço (só tenho que agradecer). No âmbito nacional, entretanto, não contei com apoios que para mim eram certos para pacificar uma candidatura de consenso, de união.”

A campanha de Felipe Santa Cruz, segundo seus apoiadores, conta com maioria em todas as regi?es, inclusive no Nordeste. Apenas Sergipe não apoiaria o carioca.

No dia 8 de janeiro, o presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, Alvaro Quintão havia denunciado o presidente da OAB de seu estado, Felipe Santa Cruz, de gastar R$120 mil dos cofres da entidade na confecção de 17 mil agendas para distribuição aos advogados inscritos na Seccional do Pará, como parte de sua estratégia de uma campanha para se eleger presidente nacional entidade. Santa Cruz negou e Quintão denunciou o caso à Corregedoria do Conselho. Há outra denúncia de que a OAB-RJ estaria canalizando recursos para mobiliar a sede da OAB do Ceará na avenida Washington Soares, em Fortaleza.

Vídeos Relacionados