Afeto

Sarney e d. Marli visitam Gervásio Batista, seu ex-fotógrafo e amigo

Fotógrafo consagrado está em uma instituição de acolhimento, perto de Brasília

acessibilidade:

Fotos históricas de Gervásio.O ex-presidente da República e ex-senador José Sarney fez um gesto bonito, nesta sexta-feira (10), ao acompanhar dois fotojornalistas que atuam há muitos anos em Brasília, Hermínio Oliveira e Orlando Brito, em uma visita a seu ex-fotógrafo oficial no Palácio do Planalto, Gervásio Batista, outro "monstro sagrado" da profissão, que, aos 92 anos, vive agora em um abrigo na cidade de Vicente Pires, próximo de Brasília.

Homem simples, trabalhador incansável, generoso no trato e dono de um sorriso cativante, Gervásio sempre inspirou grandes amizades e admiração. Quando soube que o marido o visitaria nesta sexta, d. Marli Sarney fez questão de contornar suas dificuldades de movimentos para também dar um abraço no velho amigo. Gervársio recebeu o casal Sarney e os amigos Hermínio Oliveira e Orlando Brito ao lado da filha Selma.

Sarney, Gervásio e Brito. (Foto: Hermínio Oliveira)Sarney decidiu fazer a visita ao ser informado que Brito iria ao encontro do decano do fotojornalismo político de Brasília. Gervársio, que trabalhou até recentemente como fotógraf, no Supremo Tribunal Federal (STF), é autor de fotos históricas, como a do ex-presidente Juscelino Kubitschek agitando sua cartola para a multidão, na inauguração de Brasília. É considerada a mais famosa foto de JK. Ele também é o autor da última foto do ex-presidente Tancredo Neves vivo, sentado em um sofá ao lado de d. Risoletam, sua mlher, e da equipe médica que o assistia. Ele morreria logo em seguida.

A instituição onde agora vive Gervásio é considerada de boa qualidade. Trata-se de uma espécie de centro de convivência de pessoas da terceira idade, que são tratadas com dignidade, segundo os amigos que visitaram o fotógrafo.

 

Reportar Erro