IBGE

São Paulo foi o município com a pior participação no "pibinho" brasileiro

São Paulo foi o município que menos contribuiu com o "pibinho"

acessibilidade:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (17) um estudo onde revela que São Paulo, a principal economia do pais, teve a menor participação no PIB (Produto Interno Bruto) nacional pelo segundo ano consecutivo. Atualmente, a cidade tem 11,5% do PIB brasileiro. Em 2009, essa porcentagem era de 12%. Foi a maior perda entre os 24 municípios que geram individualmente pelo menos 0,5% do PIB. ?Os segmentos comércio e serviços de manutenção e reparação e os serviços de intermediação financeira, seguros e previdência complementar e serviços relacionados foram os principais responsáveis pela perda de participação (de São Paulo)?, justifica a pesquisa.

Com a alta no preço do barril de petróleo, Presidente Kennedy, no Espírito Santo, conseguiu o titulo de ?município brasileiro com maior PIB per capita?. O local, sozinho, gerou uma renda de R$ 387,1 mil para o Brasil em 2011 por conta da produção de petróleo. Em segundo lugar aparecem os municípios de Anchieta e Itapemirim, no mesmo estado.

As rendas gerada pelos municípios de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, de Curitiba, de Belo Horizonte e de Manaus corresponderam a cerca de 25% de toda a geração de riqueza do Brasil em 2011.

O cálculo do PIB dos municípios é elaborado pelo IBGE desde 2000.

Reportar Erro