Parceria preocupante

Rússia entrega primeira usina nuclear ao Irã

acessibilidade:

A Rússia passou o controle operacional da usina nuclear de Bushehr para o Irã na manhã de hoje (23). A usina foi construída pelos russos e, de acordo com um comunicado divulgado pelo governo da Rússia, ?Bushehr é a primeira usina transferida aos clientes iranianos?. O diretor do programa nuclear do Irã afirmou que especialistas russos devem auxiliar na adaptação durante os dois anos de ?garantia?.

A construção da usina começou nos anos 70, mas sofreu com várias paralisações e atrasos. Em 1998, Irã e Rússia assinaram um novo contrato de US$ 1 bilhão para finalizar a construção. Desde então, países vizinhos expressam preocupação com relação ao tipo de atividade desenvolvida. Apesar de as autoridades iranianas rechaçarem a idéia, o medo se deve à possibilidade de a usina ser utilizada para fins militares com a produção de bombas atômicas.

No início de setembro, o ministro de relações exteriores da Rússia, Yuri Ushakov, disse que a usina de Bushehr foi conectada à rede de transmissão de energia iraniana e a construção seguiu todas as ?limitações impostas pelo Conselho de Sergurança da ONU ao programa nuclear do Irã?. Ushakov adicionou que conversas sobre a construção de uma nova usina já estão em curso.

Rússia entrega usina nuclear ao Irã

Reportar Erro