Hipocrisia americana

Rússia desdenha de posição dos eua sobre asilo a Snowden

acessibilidade:

Depois do anúncio de que a Rússia concedeu asilo político ao ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), o governo americano se pronunciou por meio do porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, que considerou o resultado como um ?desenvolvimento infeliz?.

De acordo com Carney, os EUA estão ?extremamente decepcionados? com a decisão russa. ?Snowden não é um informante, nem um dissidente, mas alguém acusado por graves delitos?, disse o porta-voz. As últimas informações dão conta de que a reunião bilateral entre os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, antes do encontro do G20 será ?revisada?.

Entretanto, para os russos, os americanos estão fazendo uma tempestade num copo d?água e consideram que o asilo dado a Snowden não tem características significativas e não terá impacto nas relações políticas com os Estados Unidos. O assessor do presidente Putin, Yuri Ushakov, disse que não receberam qualquer comunicado sobre um cancelamento da visita de Obama a Moscou. “Sabemos qual clima está se formando nos Estados Unidos por causa do caso Snowden, mas não recebemos nenhum sinal dos líderes norte-americanos até agora”, afirmou Ushakov.

A imprensa americana vem tratando a decisão russa como um ?tapa na cara de Obama? e os desdobramentos poderiam representar enorme desgaste entre os dois países.

Reportar Erro