Ameaça

Rússia apresenta novas armas nucleares e um míssil de ‘alcance ilimitado’

Míssil de cruzeiro e drone submarino seriam imunes aos sistemas de detecção inimigos

acessibilidade:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira, 1.º, que seu país apresentou novas armas nucleares, incluindo um míssil de cruzeiro e um drone submarino, ambos de propulsão nuclear, que seriam imunes aos sistemas de detecção inimigos.

Durante seu discurso sobre o estado da nação, o dirigente explicou que o míssil testado em 2017 tem “alcance praticamente ilimitado”, chega a uma grande velocidade e pode entrar em qualquer sistema antimísseis, transformando o escudo americano em algo “inútil”.

O drone submarino tem capacidade para transportar uma ogiva nuclear e poderia alcançar tanto porta-aviões quanto instalações costeiras. A Rússia apresentou também novos mísseis balísticos intercontinentais pesados, chamados Sarmat, que superam o alcance e o número de ogivas de seu antecessor.

“Ninguém no mundo tem algo igual por enquanto. É algo fantástico”, disse Putin em seu discurso, que foi acompanhado por vídeos projetados em uma tela com gráficos da trajetória do míssil sobrevoando o território americano e imagens de testes desses foguetes.

“Insisto, nenhum país no mundo tem hoje as armas que temos”, garantiu o líder russo, acrescentando que a partir de agora “o sistema antimísseis americano será inútil e não terá nenhum sentido”. “Antes de termos os novos sistemas de armas, ninguém nos escutava. Escutem-nos agora.”

Putin disse que, se no futuro, algum país conseguir desenvolver armamentos como os da Rússia, “nossos homens já terão inventado algo mais”. Ele ainda ressaltou que consideraria um ataque nuclear contra seus aliados como uma ação contra a própria Rússia, e responderia imediatamente.

O Sarmat (SS-X-30 Satan-2, segundo a Otan) é um míssil intercontinental pesado capaz de portar de 10 a 15 ogivas nucleares. “Nossos colegas estrangeiros, como vocês sabem, atribuíram um nome notavelmente ameaçador: Satanás”, declarou o presidente.

Ele também afirmou que o Exército russo dispõe desde 2017 de “complexas armas laser” e “armas hipersônicas”, e citou os novos mísseis de cruzeiro, que têm um alcance ilimitado. “Não mostrei a vocês hoje todas as armas que temos. Por hora, é suficiente. Acredito que tudo que disse em meu discurso sirva para acalmar qualquer agressor em potencial.” 

Reportar Erro