Obama desconfia

Rússia afirma que plano de controle do arsenal químico da Síria está pronto

acessibilidade:

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o plano para colocar as armas químicas da Síria sob controle internacional está pronto. De acordo com Lavrov, o plano deve ser apresentado às partes interessadas, incluindo os Estados Unidos, em breve. ?Estamos prontos para aperfeiçoá-lo com a participação do secretário-geral da ONU e os membros do Conselho de Segurança da ONU”, disse o chanceler.

Lavrov adicionou que a medida não acaba com a necessidade de investigar se houve uso de armas químicas e, para isso, os inspetores da ONU devem voltar à Síria e completar seu trabalho. O porta-voz russo, Dmitri Peskov, explicou que o presidente russo, Vladmir Putin, e o homólogo americano, Barack Obama, discutiram essa proposta durante a cúpula do G20.

O chanceler sírio, Walid al-Muallim, confirmou que o ditador da Síria, Bashar al-Assad, concordou com a ideia e comentou as conversas com Lavrov. “Tivemos uma rodada de negociações muito boa com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e avançamos na iniciativa referente às armas químicas”, disse Muallim.

Obama desconfia

ObamaPor outro lado, o presidente dos EUA, Barack Obama, se mostra reticente quanto à benevolência síria, mas considerou a proposta russa como um “desenvolvimento potencialmente positivo” para a crise. Obama fará discurso dirigido à nação hoje e o pronunciamento é aguardado ansiosamente por todos.

 

 

Reportar Erro