Mais Lidas

Turismo em Alagoas

Rota Ecológica atrai turistas pelo requinte e simplicidade

Alagoas tem belas praias desertas e gastronomia de qualidade

acessibilidade:

Quem procura um fim de semana com tranquilidade e simplicidade, vai encontrar o destino perfeito na Rota Ecológica, situada entre os municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga.

Com aproximadamente 300 km de extensão, cercados por uma barreira natural construída por corais, a fantástica Rota Ecológica está localizada no Litoral Norte de Alagoas e atrai turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas e de charme à beira mar, aliados a um turismo ecologicamente sustentável.

A maneira mais rápida para chegar à Rota Ecológica é por Maceió. Seguindo pela AL-101, em direção ao Litoral Norte, pegue o desvio para estrada secundária, que percorre 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

A superintendente de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Natalia Cordeiro, fala da proposta singular de oferta da região. “É um destino exclusivo que combina natureza preservada, paisagens paradisíacas com serviços e equipamentos de qualidade, para que o turista desfrute de tudo com muito conforto”, explicou.

Natália Cordeiro disse, ainda, que o destino tem se destacado no cenário nacional e internacional. “Os turistas que geralmente procuram essa rota, viajam de maneira independente. A procura por esse destino é crescente tanto com a proposta de roteiros românticos, como por quem busca um contato mais próximo com a natureza”, concluiu.

A mais conhecida vila de pescadores do litoral alagoano é também uma das mais antigas e conta com apenas uma rua principal, cercada por outros povoados. Por não receber parte do roteiro de massa, a vila continua bem preservada e encanta todos com suas casinhas coloridas.

 

São Miguel dos Milagres

 

As primeiras praias do percurso são as do Marcineiro e a do Riacho. A Praia do Toque possui diversas opções de pousadas luxuosas. Por não possuir acesso para carros, o local é bem reservado e possui ótimas referências gastronômicas.

 

Porto de Pedras

O rio Tatuamunha marca o início do vilarejo de Porto Pedras. Quando estiver na região não deixe de visitar a sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz à natureza peixes-bois nascidos nos criadouros da sede do projeto em Itamaracá.

Outras opções de passeios são os casarões centenários do vilarejo de Tatuamunha e a paradisíaca Praia da Laje.

Considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica e do Brasil, a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba. Por ser muito extensa, a praia é praticamente deserta durante o dia inteiro. Quando a maré está baixa o passeio ideal é ir caminhando até as piscinas naturais, mar adentro.

 

Japaratinga

Após pegar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba, chegamos à Japaratinga, um dos mais belos lugares no litoral nordestino. Sua tranquilidade e belas praias garantem lugar de destaque como importante destino turístico do Brasil. Seus 15 quilômetros de litoral abrigam as praias de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a Praia do Pontal.

 

LEIA MAIS SOBRE ALAGOAS CLICANDO AQUI.