Com 293 votos

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara com 293 votos

Articulação com 13 partidos garantiu caminhão votos a Maia

acessibilidade:

O deputado Marco Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 2, com 293 votos. O democrata derrotou os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), que teve 105, André Figueiredo (PDT-CE), com 59, Júlio Delgado (PSB-MG), com 28, Luisa Erundina (PSOL-SP), que teve 10 votos e Jair Bolsonaro (PP-RJ), que recebeu apenas 4 votos. Foram 5 votos em branco.

Em seu discurso antes da votação, que foi secreta, Maia afirmou que, se reeleito para comandar a Casa no biênio 2017-2018, vai trabalhar para que a Câmara seja um “parlamento reformista”. Ele defendeu a aprovação das reformas da Previdência e da legislação trabalhista para “tirar o Brasil do encilhamento”.

Maia também criticou a judicialização de sua candidatura por parte de seus adversários. “Muito se fala em independência da Câmara. Mas, mais uma vez, o ator principal da nossa eleição foi o Poder Judiciário. E por decisão dos próprios políticos”, disse o deputado, que teve a candidatura questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira, porém, o ministro Celso de Mello autorizou a candidatura de Maia.

Em busca de apoio na Câmara, Maia articulou a formação de um bloco de 13 partidos que, juntos, somam 358 deputados.

Mesa Diretora

Além da reelegerem o deputado Rodrigo Maia para a presidência da Câmara, os deputados federais elegeram os parlamentares que integrarão os demais cargos da Mesa Diretora da Casa, considerados estratégicos para as atividades e para o jogo de poder legislativo.

Nos casos da 1ª vice-presidência e da 3ª secretaria, os deputados terão de votar novamente porque as eleições foram para segundo turno, que será realizado ainda na tarde desta quinta. Veja abaixo:

1º vice-presidente – foi para segundo turno

Fábio Ramalho (PMDB-MG)

Osmar Serraglio (PMDB-PR)

2º vice-presidente

André Fufuca (PP-MA) – eleito

1º secretário

Giacobo (PR-PR) – eleito

2º secretário

Mariana Carvalho (PSDB-RO) – eleita

3º secretário – segundo turno

JHC (PSB-AL)

João Fernando Coutinho (PSB-PE)

4º secretária

Rômulo Gouveia (PSD-PB) – eleito

Suplentes eleitos

Dagoberto (PDT-MS)

Pedro Uczai (PT-SC)

César Halum (PRB-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

Reportar Erro