O novo PGR

Rodrigo Janot toma posse como novo Procurador Geral da República

Ex-subprocurador-geral, Janot tomou posse hoje para mandato de 4 anos

acessibilidade:

Rodrigo Janot, de 56 anos, tomou posse nesta terça-feira (17) como novo procurador-geral da República. O ex-subprocurador-geral comandará o Ministério Público Federal no lugar de Roberto Gurgel, que deixou o cargo em agosto após mandato de quatro anos. O nome de Janot foi aprovado pelo Senado Federal no último dia 10, após ter sido indicado por Dilma para o cargo no dia 17 de agosto.

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta terça-feira, 17, em discurso na cerimônia de posse do novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que tratava-se de um momento ímpar para que fossem reafirmados os compromissos com a democracia e com o funcionamento das instituições. “O novo procurador-geral da República está apto para exercer o papel de defensor do Estado”, destacou, ressaltando que os brasileiros prezam a Justiça e igualdade de todos perante as leis. “Os brasileiros querem ter a certeza que os inocentes serão absolvidos e os culpados, condenados. Isso se chama Justiça”, disse Dilma.

No discurso realizado, a presidente lembrou que a situação de longa estabilidade política exige aprimoramento de instituições. “Democracia não é uma obra estática, mas processo dinâmico”, afirmou. Dilma destacou também que o novo procurador é um dos guardiões da inviolabilidade da cidadania e das regras legais e que Janot está apto a enfrentar tais desafios. Lembrou que a população espera isenção, sobriedade e rigorosa submissão à carta constitucional. Com informações da Agência Estado.

Reportar Erro