Violência no Maranhão

Rodrigo Janot discute até intervenção federal no estado

O procurador-geral se reuniu hoje com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos

acessibilidade:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se reuniu nesta terça-feira (21) com representantes de organizações de defesa dos direitos humanos para discutir o pedido de intervenção federal no Maranhão. Eles criaram também a possibilidade de federalizar os crimes que ocorrem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Em entrevista à Agência Brasil, o assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Igor Almeida, declarou que Janot se mostrou aberto às ideias da entidade. ?Pontuamos a necessidade da abertura de diálogo entre o governo federal e o estado do Maranhão para que ouçam a sociedade civil. O canal de diálogo está fechado e o procurador se comprometeu em facilitar para que ele possa ser instaurado?, contou.

O pedido de federalização dos crimes cometidos em Pedrinhas foi feito pelas organizações não-governamentais Justiça Global, Conectas e Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Para o grupo, a medida é necessária para possibilitar uma rápida investigação das ações criminosas no estado. ?O estado do Maranhão sozinho não tem condição nem de prevenir novas violações, nem de prestar contas do que foi feito até agora?, reclama.

A crise no sistema prisional do Maranhão está intensa e tem movimentado os governos federal, estadual e o Poder Judiciário em busca de uma solução para conter a violência.

Reportar Erro