Crime Organizado

Rio: Polícia desarticula quadrilha de milicianos em Duque de Caxias

Pelo o menos dez pessoas foram presas na Operação Capa Preta 2

acessibilidade:

A Polícia Civil e o Ministério Público estadual do Rio de Janeiro prenderam pelo menos dez pessoas nesta quinta-feira (31) em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.  A operação Capa Preta 2 deve cumprir 23 mandados de prisão preventiva contra milicianos do município. Os suspeitos são acusados por formação de quadrilha armada para a prática de crime hediondo.

As investigações da Secretaria de estado de Segurança Pública (Seseg) mostraram que a quadrilha é responsável por homicídios, ocultação de cadáveres, tortura, lesões corporais, extorsões e ameaças. Dentre os mandados de prisão expedidos pela Justiça, sete são contra policiais militares, cinco ex-policiais militares, dois fuzileiros navais da Marinha, um ex-policial civil e um ex-vereador do município da Baixada Fluminense.

Os milicianos cobram taxas para serviços clandestinos de segurança, vendem cestas básicas com valores elevados, traficam armas de fogo, praticam a agiotagem, exploram a distribuição ilícita de sinal de TV a cabo e internet e de jogos de azar.

A primeira operação Capa Preta aconteceu em 2010, policiais civis atuaram no município de Duque de Caxias para desarticular uma quadrilha de milicianos. Exceto o delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), Alexandre Capote, todas as testemunhas de acusação do processo foram assassinadas.

Reportar Erro