Tecnologia

Rio de Janeiro ganhará novo centro de inovação

A Intel fechou com a prefeitura do Rio um novo Centro de Inovação

acessibilidade:

tecnologiaA Intel – uma das gigantes de tecnologia – e a prefeitura do Rio anunciam nesta quarta-feira (30) a instalação do Centro de Inovação da Intel na cidade. A unidade, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando tecnologias de HPC, Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes é resultado de uma parceria da Intel com o Governo do Estado e a prefeitura do Rio e consequência de acordo de cooperação com o governo federal.

A escolha do Rio de Janeiro como sede foi influenciada pela presença no estado de empresas de Óleo e Gás, que fazem uso constante de tecnologias de computação de alto desempenho. A unidade ficará na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. O evento acontece no Palácio da Cidade, em Botafogo, e conta com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira, e dio gioverNador Luis Fernandop Pezão.

O Centro de Inovação terá como objetivo principal oferecer acesso às tecnologias de computação de alto desempenho (HPC – High Performance Computing, na sigla em inglês) para empresas de todos os portes. Além disso, o Centro promoverá qualificação de ponta em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na Nuvem a serviços públicos e privados. As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento. (Agência Rio de Notícias)

Reportar Erro