The Economist

Revista compara vistoria feita no avião de Celso Amorim a buscas por Snowden

acessibilidade:

A revista de economia e relações exteriores mais conceituada do mundo, The Economist, fez um paralelo entre as buscas pelo ex-agente da NSA e delator do esquema de espionagem dos EUA, Edward Snowden, e a vistoria feita pelos comandados de Evo Morales no avião do ministro da Defesa, Celso Amorim, no final de 2012. Na reportagem ?South Americans in glasshouses (Sul-americanos em casas de vidro)? O fato, assumido pela Defesa após divulgação no Diário do Poder, foi considerado normal para os governos da América Latina.

A reportagem dá destaque para a incoerência do governo boliviano ao recriminar o fechamento do espaço aéreo suíço para a aeronave do presidente cocalero e realizar procedimento pior, com cães farejadores, em busca do ?Snowden da Bolívia?, o senador oposicionista Roger Pinto Molina. O Brasil concedeu asilo político a Molina e o abrigou na embaixada brasileira em La Paz.

A revista inglesa finaliza compartilhando a opinião do analista do Centro para Estratégia e Estudos Internacionais, Carl Meacham, de que ?existem apenas duas diferenças entre as práticas de vigilância e espionagem feitas pelos países da América Latina e dos Estados Unidos. A primeira a escala com que são feitas; a segunda é que os EUA foram pegos fazendo?.

Reportar Erro