Piantella

Restaurante reduto de políticos fecha as portas após 40 anos

Piantella abrirá nesta quarta-feira para despedidas

acessibilidade:

"Hoje é um dia especialmente difícil, depois de anos tentando 'salvar' o Piantella me vejo na obrigação de fechar as portas". Foi com essa frase enviada a amigos que o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, anunciou o fim do Piantella, restaurante ícone de Brasília, frequentado por políticos, autoridades, empresários durante 40 anos. Para despedida, o estabelecimento abre nesta quarta-feira (31) no almoço e jantar.

"A minha ideia era já não abrir hoje para que ficássemos todos somente com as boas lembranças da vida aqui. Mas recebi inúmeras mensagens de amigos que gostariam de despedir do Piantella e, principalmente, dos funcionários. A partir de amanhã será o lugar pra gente pensar o mundo com os amigos em torno de uma boa comida e um bom vinho. Vida que segue, viva a vida!", disse Kakay ao Diário do Poder.

Kakay: é a vida.O dono do restaurante explicou que ao assumir o comando, há 17 anos, encontrou as finanças com situações catastróficas. Kaka tentou salvar o local, com muito investimento, mas não deu resultado.

A reforma do Piantella, em 2014, aliás, fruto desse investimento, pode ter precipitado o fim do restaurante. As obras afetaram a acústica do ambiente e havia muito ruído. Quem frequentou o local diz que para se fazer ouvir, a pessoa tinha de falar alto. E o Piantella se notabilizou e consagrou como um local de conversas reservadas, discretas, cochichadas, entre políticos, jornalistas e políticos, empresários.

"Não tenho apego às questões materiais. O que me comove é que o Piantella era uma segunda casa para muita gente. Ali se trabalhou pela redemocratização, pelas Diretas Já, ali famílias se reuniram e viram o costume de estar lá, simples assim, de geração pra geração, era onde os amigos se encontravam. Era um patrimônio imaterial da cidade. Por tudo isto tentei tanto manter aberto o nosso velho e bom Piantella. Tem horas, porém, que a realidade tem que ser enfrentada. Me despeço do Piantella como quem se despede de um amigo e me lembrarei das incontáveis noites, madrugadas, tardes que viravam noite, das cantorias ao pé do piano. E esta lembrança boa, divertida, alegre é que me acompanhara pela vida toda. La vie cest pas un long fleuve tranquille????", diz o texto de despedida.

História

O Piantella é um restaurante que faz parte da história de Brasília. Há quase 40 anos, é o local onde se encontram os brasilienses e os visitantes da capital. Palco de decisões importantes na vida política recente do país, fecha as portas neste 31 de agosto.

No auge, as mesas do Piantella reuniam os comensais do poder em Brasília. Numa cidade ainda pequena, era o lugar certo para saber o que acontecia e para se mostrar no teatro simbólico da política. O deputado Ulysses Guimarães tinha uma mesa reservada no andar de cima. Parte da Constituição que rege a vida brasileira foi discutida lá, entre 1987 e 1988. Ícones como Ricardo Fiúza, Luís Eduardo Magalhães e Teotônio Villela debateram, beberam e comeram lá.

Reportar Erro