Abuso de Poder

Repórter é preso por fotografar fachada da sede da Polícia Civil

acessibilidade:

O repórter fotográfico João Miranda foi preso ontem (7), em Belo Horizonte, por registrar imagens da fachada da Superintendência Administrativa de Transporte da Polícia Civil. Na ocasião, os policiais justificaram o abuso de poder dizendo que o profissional estaria invadindo a área de segurança do local.

Miranda, que trabalha para o jornal Estado de Minas, disse que no momento em que foi preso estava apenas cobrindo as manifestações na Câmara dos Vereadores, que fica a cerca de 100 metros da unidade da Polícia Civil. Segundo ele, de repente foi possível ouvir a movimentação de muitas viaturas e, mesmo estando distante, ele foi abordado com violência pelos policiais. ?Resolvi fazer uns cliques. Mesmo estando afastado, fui abordado pelo chefe de departamento de transporte da Polícia Civil, Architon Zadra Filho. Ele agiu com truculência, puxou meu braço e me encaminhou para delegacia?, contou ao portal Comunique-se.

O fotógrafo disse ainda que não teve nem a chance de explicar e teve que passar pelo vexame de ficar por uma hora sendo observado por um policial em uma sala da delegacia. ?Tentei argumentar com ele, mas foi impossível. Ele não pediu minha identificação, não perguntou para qual veículo trabalhava, nada. Apenas me colocou sentado e mandou que deixasse meu equipamento na mesa?, diz. A liberação de Miranda só aconteceu após telefonemas de superiores do jornal em que trabalha.

Em nota, a Polícia Civil garantiu que o delegado Architon Zadra Filho terá que prestar esclarecimentos sobre o caso, mas afirmou que não passa de um ?mal-entendido?. ?A instituição informa, em primeiro lugar, que respeita a liberdade de imprensa como direito inalienável da sociedade brasileira?, informou a nota.

Reportar Erro