Economia

Repatriação de recursos é 'avanço importante', diz Levy

Ministro comentou rapidamente a aprovação pela Câmara, na noite de quarta-feira

acessibilidade:

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, comentou rapidamente a aprovação pela Câmara, na noite de quarta-feira, 11, do projeto de repatriação de recursos no exterior. Em conversa exclusiva com o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o ministro afirmou que a aprovação é um avanço importante. "A regularização dos ativos no exterior é muito oportuna, observadas as regras necessárias. Isso pode dar uma contribuição importante neste ano e no próximo", afirmou, se referindo ao potencial de arrecadação para os cofres públicos.

Questionado sobre a alteração feita pelos deputados, que não mais vão destinar os recursos da repatriação para um fundo proposto pelo governo para compensar os Estados por futuras perdas em uma possível reforma do ICMS, Levy respondeu apenas "pois é", com expressão de insatisfação.

O ministro falou ao Broadcast no final da noite de ontem após participar de evento da ONG The Nature Conservancy (TNC) na zona sul de São Paulo. Levy participou do lançamento da iniciativa "Coalizão Cidades pela Água", que visa melhorar a segurança hídrica em 12 regiões metropolitanas do País.

Ele falou durante cerca de 20 minutos para uma plateia de quase 60 empresários. Segundo relatos, o ministro estava bem humorado e se concentrou no tema ambiental. "Não vou nem falar sobre aquelas quatro letras", brincou, em referência à proposta de volta da CPMF.

Levy ainda mencionou a importância da conferência COP 21, que acontece em dezembro em Paris. O presidente global da TNC, Mark Tercek, admitiu que o Brasil passa por um momento difícil na economia, mas disse que as empresas precisam colaborar na luta contra os problemas ambientais.

Reportar Erro