Mais Lidas

Queda de braço

Renan 'patrola' o Senado e compõe mesa só com governistas

Calheiros 'tratora' o Senado com mesa diretora apenas de governistas

acessibilidade:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), resolveu aproveitar a maioria de votos obtidos na sua reeleição para consolidar uma posição de controle governista sobre a Mesa Diretora, excluindo os oposicionistas PSDB e PSB da Primeira e da Terceira Secretarias, respectivamente. Os três senadores do Acre fazem parte da mesa, agora. É a primeira vez que isso acontece na História.

Os senadores de oposição resolveram desistir dos cargos quando perceberam uma manobra capitaneada por Renan Calheiros e seus aliados, no sentido de permitir “candidaturas avulsas” para disputar as vagas reservadas ao PSDB e ao PSB na Mesa Diretora, pelo critério de proporcionalidade, consagrado pela tradição. Após a oposição abandonar o plenário, foi eleita a Mesa integralmente governista.

A sessão do Senado foi marcada por intenso bate-boca entre Renan Calheiros e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O presidente da Casa, dedo em riste, estabeleceu uma longa discussão com o senador tucano, marcado por estocadas de parte a parte.

Agora há pouco, o líder do PSDB, senador Cassio Cunha Lima (PB), definiu assim o dia de debates e definições no Senado: “Para quem gosta de político, isto aqui foi um parque de diversões”.

Reportar Erro