Mais Lidas

NEM POR WO

Renan tem reeleição ameaçada, até em pesquisa que exclui favoritos

Mesmo sem Heloísa e Lessa, Renan empata com Téo e Marx Beltrão

acessibilidade:

Forçada pelo desgaste político do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a antecipação da campanha de 2018 fez surgir em Alagoas, nesta quarta-feira (5), mais uma de várias pesquisas eleitorais divulgadas desde a saída do alagoano da Presidência do Senado. O levantamento de hoje foi festejado por aliados do PMDB, por mostrar Renan como suposto líder. Porém, para realizar tal façanha, o instituto de pesquisa Compset retirou do páreo os dois nomes com melhor desempenho no cenário atual: a ex-senadora Heloísa Helena (Rede-AL) e o ex-governador e deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL).

Mesmo sem Lessa e Heloísa no páreo, o senador Renan aparece com 27% das supostas intenções de voto, empatado tecnicamente com o ex-senador e ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB-AL), que pontuou 26%; e com o ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB-AL), com 25%. O senador Benedito de Lira (PP-AL) pontuou 20%.

Renan ainda empata, sem líderes para Senado (Foto: Edilson Rodrigues)Restou ao eleitor dar a vitória à opção “Nenhum deles”, que pontuou 32%, sem que os líderes do cenário da disputa pelo Senado estivessem entre as alternativas da pesquisa encomendada pelo PSD de Alagoas, que é dominado pelo ministro Marx Beltrão, que ainda não havia pontuado significativamente, quando testado com os demais possíveis candidatos às duas vagas de senador de Alagoas, em levantamentos anteriores.

A antecipação da campanha é tão precoce em Alagoas que a pesquisa divulgada pelo site de notícias CadaMinuto foi registrada sob o número “06664/2014” no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como sendo para as “Eleições gerais suplementares de 2014”. Porque ainda não há opção de registro de pesquisas para a Eleição de 2018.

EXCLUÍDOS

O Diário do Poder apurou que a justificativa para a retirada dos nomes de Heloísa Helena e Ronaldo Lessa das opções de escolha do eleitor seria de que ambos não tinham interesse em disputar as eleições. Mas a dupla negou ter descartado a possibilidade de se candidatar a uma das duas vagas de Alagoas em disputa no Senado, em 2018.

Lessa e Heloísa não descartam Senado (Fotos: Marco Antônio e CMM)“Nunca disse que não disputaria o Senado, nunca! O que deixei claro sempre, e pra você também, é que posso ser candidata ao Senado ou à Câmara Federal. Ou candidata a nada, se tiver que coordenar a campanha nacional de Marina Silva. A única decisão tomada é que não mudarei o domicílio eleitoral”, disse Heloísa Helena, ao Diário do Poder.

O deputado Ronaldo Lessa, coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, também afirma que mantém aberta a possibilidade de disputar o Senado. E disse que nunca foi consultado por institutos de pesquisa sobre sua disposição para ser senador, em 2018.

“Tenho dito que não sou candidato ao Senado, a priori. Se eu disser isso, perco minhas bases para deputado federal. E a minha prioridade é ser deputado federal. Se, no próximo ano houver uma condição e as coisas definirem, por razões diversas, que devo concorrer ao Senado, posso concorrer”, disse o deputado, ao Diário do Poder.

Quando questionado se gostaria que seu nome fosse listado entre os nome da disputa pelo Senado, a resposta de Ronaldo Lessa foi a seguinte: “Claro que, se tiver uma avaliação a mais, para deputado e para Senado é bom. Quanto mais informação, melhor para a gente. Agora, na verdade, nunca nenhum instituto de pesquisa perguntou nada a mim. Eles botam o que têm vontade de botar”, concluiu o deputado.

Entre os dias 5 e 9 de março deste ano, Ronaldo Lessa (PDT) liderava com 35,3% das intenções de voto a pesquisa encomendada pelo Diário do Poder ao Instituto Paraná Pesquisa. Na amostragem feita com 1.500 eleitores em 46 municípios, Teotonio Vilela Filho (PSDB), aparecia em segundo, com 27,8% da preferência do eleitorado. E o senador Renan Calheiros, não se reelegia, por ter ficado em 3º lugar, com diferença de mais de dez pontos percentuais do primeiro colocado. 

Excluída da maioria das pesquisas, Heloísa Helena liderou a intenção de votos quando a Falpe Pesquisas ouviu 3.500 eleitores da capital alagoana, entre 5 e 10 de abril. Entre os eleitores de Maceió, Renan pontuou apenas 7,5% da intenção de voto, ficando em 6º lugar. A ex-senadora Heloísa Helena liderou com 20%, empatada tecnicamente com Ronaldo Lessa, que pontuou 17% da preferência do eleitor da capital alagoana, seguido de Benedito de Lira, com 11,5%; e Teotonio Vilela Filho, com 8%.