DESELEGÂNCIA

Renan Filho evidencia rixa, ao homenagear Maceió sem prefeito

Sereia de Mestre Zezinho simboliza canção que marcou a cidade

acessibilidade:

Seguindo o exemplo do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que espalhou pela orla marítima estátuas que simbolizam a riqueza cultural de Alagoas, o governador Renan Filho (PMDB) inaugurou nesta sexta-feira (29), na praia de Pajuçara, uma escultura de seis metros da figura mítica eternizada como símbolo da capital alagoana pela canção Minha Sereia, de Carlos Moura. O prefeito não foi convidado pelo governador e não esteve presente.

A nova atração para maceioenses e turistas também é uma homenagem ao artesão Mestre Zezinho, que é o autor da escultura e participou da inauguração como o primeiro agraciado pelo projeto que pretende espalhar intervenções artísticas nas principais paisagens símbolos do Estado que completou 200 anos de emancipação política.

Governador homenageou capital (Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)“Eu me sinto muito feliz em ser homenageado. É uma satisfação muito grande estar vivendo esse momento. Alagoas tem muitos outros bons artesãos”, disse o entusiasmado Mestre Zezinho, que vive em Campo Alegre-AL e somente aos 30 anos descobriu que poderia sobreviver da venda das pequenas peças de madeira que aprendeu a criar quando criança.

“O nosso Estado possui incontáveis belezas e no nosso Bicentenário aproveitamos para exaltá-las, para resgatá-las e apresentá-las às pessoas, porque, por mais que o Mestre Zezinho esteja no mundo inteiro, – como um dos mais apreciados artesãos do País – muita gente ainda não o conhecia”, declarou o governador Renan Filho.

A réplica em 3D com seis metros de altura é feita de isopor naval e fibra de vidro. Foi fixada em maio aos coqueiros, próximo a uma das áreas mais procuradas pelos turistas que visitam as piscinas naturais da Pajuçara.

RIVALIDADE

Rui Palmeira é principal adversário dos Calheiros (Foto: Ricardo Lêdo)Rival de Renan Filho e cotado para concorrer contra sua reeleição em 2018, o prefeito de Maceió não foi convidado pelo governador e não compareceu ao evento. Como menos deselegância que seu chefe, o secretário de Turismo de Alagoas, Helder Lima, enviou um convite, genérico e por e-mail, destinado a integrantes da Prefeitura de Maceió e a Rui Palmeira.

Na mesma manhã, o prefeito também cumpriu agenda voltada ao turismo, ao assinar um convênio que formaliza a parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), para a criação de um calendário de eventos gastronômicos realizados pela entidade em Maceió, que terá a primeira prefeitura do Brasil a firmar essa parceria para reforçar a projetar o turismo na cidade.

Desde 2015, quando Maceió completou 200 anos, o prefeito já entregou três estátuas em bronze dos alagoanos Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e Paulo Gracindo.

Reportar Erro