"Acontece muito"

Renan Filho afirma ser mentira aliança entre PTB e JHC

Governador crê na aliança do PTB com Ciço: "Vai ficar conosco"

acessibilidade:

O anúncio de apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) à pré-candidatura do deputado federal João Henrique Caldas (PSB) a prefeito de Maceió foi celebrado com divulgação de foto do prefeitável com o presidente do Diretório Municipal da sigla na capital alagoana, Anderson Moreira Xavier, na última terça-feira (26). Mas JHC frustrou sua disposição de reforçar seu discurso pela ética e renovação na política com o apoio do histórico político do deputado estadual Antônio Albuquerque, que preside o PTB em Alagoas.

Segundo o govenador Renan Filho (PMDB) não há verdade no anúncio da aliança do PTB com o candidato do PSB. O governador disse acreditar que, no fim das contas, o partido de seu aliado Antônio Albuquerque deverá apoiar a chapa do PMDB, encabeçada pelo deputado federal e ex-prefeito Cícero Almeida, o popular Ciço.

A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (28) durante solenidade em que Renan Filho assinou a ordem de serviço para a obra do novo Eixo Viário, no Quartel da 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército. 

O Diário do Poder quis saber do governador se Albuquerque, que indicou o comando da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), receberia o mesmo tratamento dispensado ao deputado federal Ronaldo Lessa, quando anunciou o apoio do PDT à reeleição do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Renan Filho foi lembrado de que exonerou as indicações políticas de Lessa e do PDT, aproveitando apenas Rafael Brito, na gestão da Agência de Fomento de Alagoas, Desenvolve. Mas surpreendeu ao afirmar ser mentira o anúncio da união do PTB de Xavier com o projeto político de JHC.

“Eu acho que o PTB vai ficar conosco. Eu vi um anúncio, mas eu acho que aquele anúncio não é verdadeiro. Acontece muito essa coisa. Eu não sei se o PTB anunciou. Eu acho mesmo é que ele vai ficar conosco”, surpreendeu Renan Filho, em resposta ao Diário do Poder.

A fala do governador também poderia ser interpretada como um recado para que Albuquerque não ouse seguir o mesmo rumo do ex-governador Ronaldo Lessa, que se antecipou às conversas entre os Calheiros e Rui e acabou sem espaço no governo e ascendeu ao topo da lista de adversários do PMDB. Mas tudo leva a crer que será mais um caso em que a mão grande do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL )deve agir, agora junto a Roberto Jeferson, presidente nacional do PTB, tomando para si mais um apoio anunciado por adversários.

Foi assim na semana passada, com o Solidariedade, que anunciou apoio a Rui e agora apoia Almeida, após destituição do diretório municipal, a pedido de Renan ao presidente Paulinho da Força.

Olha ele lá!

Na tarde desta quinta, a divulgação de uma outra foto, em que Anderson Xavier aparece ao lado de Ciço e do presidente do PSC em Alagoas, deputado estadual Sérgio Toledo, sinaliza para esta realidade. Ambos, Xavier e Toledo estariam selando o apoio ao candidato do PMDB, de acordo com o jornalista Bernardino Souto Maior.

Publicada na página do deputado federal Marx Beltrão (PMDB) no Facebook, a imagem é descrita como sendo de reunião para discutir problemas da capital com o pré-candidato a prefeito de Maceió, para buscar melhorias para a cidade. Nada mais clara a presença de Xavier.

Qual é a jogada?

O anúncio de apoio do PTB a JHC foi recebido com desconfiança pela base da candidatura tucana. Entre aliados do PSDB, imagina-se que a estratégia teria sido montada pelo próprio PMDB, para garantir reforço na artilharia contra Rui Palmeira. Tal versão foi reforçada com a divulgação de que o PRP do filho de Albuquerque, o deputado federal Nivaldo Albuquerque, também apoiaria JHC, juntamente com o PSL, que ainda seria controlada pela família Calheiros em Alagoas.

Mas seria improvável que os Calheiros se articulariam para reforçar um projeto de JHC, depois do circo de horror midiático protagonizado em Murici, entre o prefeito da Renanlândia, Remi Calheiros, e o jovem deputado federal, no final de 2015. Na ocasião, o gestor perdeu as estribeiras de seu instinto de “coroné”, e JHC se acovardou, diante do destempero do prefeito, após provocá-lo com críticas à política habitacional do município dominado pelo clã do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Quase tudo foi filmado e transmitido nas redes sociais de JHC.

Porém, as declarações de Renan Filho, aliadas à foto do aliado relâmpago de JHC em outro barco levam a crer que esse mistério foi solucionado, na reta final das convenções partidárias, que terminam na próxima semana.

O Diário do Poder enviou perguntas para Anderson Xavier e JHC sobre o assunto, e aguarda as respostas para publicá-las. O deputado Antônio Albuquerque não atendeu ao contato feito por telefone.

Reportar Erro