Supremo

Relator acredita ser possível julgar as ações da Lava Jato no primeiro semestre

Segundo Fachin, prosseguindo o trabalho no "ritmo normal"

acessibilidade:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin acredita ser possível julgar ainda no primeiro semestre, as primeiras ações penais da Operação Lava Jato na Corte. "Prosseguindo o trabalho à luz das garantias processuais dos direitos fundamentais, mas fazendo a operação ter o seu ritmo normal".

Fachin espera que o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula seja concluído na próxima quarta-feira (4). Ação começou a ser julgada pelo Plenário do STF no último dia 22, mas foi suspensa. 

As declarações foram dadas nesta quinta-feira (29), no interior do Rio Grande do Sul, onde Fachin participou das celebrações do aniversário da cidade de Rondinha, sempre acompanhado de escoltas da Brigada Militar e da Polícia Federal.

Durante entrevista a GloboNews, o ministro declarou que estava preocupado com a própria segurança e a de seus familiares. "Nos dias atuais uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com a segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que têm sido dirigidas a membros da minha família". 

Após as providências tomadas pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, ontem, Fachin citou a "agilidade" da presidente e afirmou. "De modo que qualquer preocupação que havia está dissipada".

Edson Fachin completou em fevereiro um ano na relatoria da Operação Lava Jato no Supremo, substituindo o ex-ministro Teori Zavascki, que morreu em janeiro de 2017 em um acidente aéreo na praia de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro.

 

Reportar Erro